Confira a programação de mais uma edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau
Quando: 04 a 12 de Novembro de 2016
Onde: Teatro Carlos Gomes - Auditório Willy Sievert (algumas apresentações serão realizadas nos bairros da cidade, confira abaixo)
**Entrada Gratuita
Os ingressos são limitados, a retirada deve ser feita 30 minutos antes do início de cada espetáculo.
Programação
Dia 04 de Novembro – Sexta-Feira - Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes
Horários: 9h, 15h e 19h30min
Espetáculo: A Revolução na cozinha
Grupo: Teatro de La Plaza - São Paulo – SP
Autor: Héctor López Girondo e Julho Pompeo
Direção: Héctor López Girondo e Julho Pompeo
Faixa etária: A partir de 3 anos
Duração do espetáculo: 50 min
Sinopse: Um atrapalhado Chef de restaurante, depois de arrumar sua cozinha, resolve tirar um cochilo. Enquanto ele dorme, os objetos da cozinha, utensílios e alimentos, começam aos poucos a ganhar vida, falando e se mexendo. Ao despertar de sua soneca, o cozinheiro se envolverá numa aventura fantástica, onde sonho e realidade se confundem. A vassoura, a lixeira, o relógio-cuco, os legumes que cozinham na panela, o frango e o peixe que acabaram de sair da geladeira têm vontade própria e vão provocar uma... REVOLUÇÃO NA COZINHA ...
Dia 05 de Novembro – Sábado - Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes
Horários: 10h, 15h30 e 19h30min
Espetáculo: A Farra do Boi Bumbá;
Grupo: Os Ciclomáticos Cia de Teatro - Rio de Janeiro – RJ
Autor: Ribamar Ribeiro
Direção: Ribamar Ribeiro
Faixa etária: A partir de 6 anos
Duração do espetáculo: 50 min
Sinopse: A história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Esse boi, que inclusive sabe dançar, é roubado por Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O fazendeiro manda diversos personagens populares procurarem o boi. Quando o encontram, ele está doente, e pajés são chamados para curá-lo. Depois de muitas tentativas, o boi finalmente é curado, e o fazendeiro, ao saber do motivo do roubo, perdoa Pai Chico e Catirina, encerrando a representação com uma grande festa. E além da história do boi, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo. Com autoria e direção de Ribamar Ribeiro.
Dia 06 de Novembro – Domingo - Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes
Horários: 15h30 e 19h30min
Espetáculo: Um Encanto em Nagalândia
Grupo: Entreaberta Companhia Teatral - Floriánópolis – SC
Autor: Jucca Rodrigues
Direção: Fabiana Lazzari e Tuany Fagundes
Faixa etária: A partir de 4 anos
Duração do espetáculo: 40 min
Sinopse: A história do espetáculo é contada com a ajuda de Rakshasa, um deus levado e trapalhão que mora no reino das sombras de Nagalândia. No reino de Nagalândia todo mundo acredita que tudo que existe no mundo fala. E onde todo mundo fala – já viu né? Ninguém escuta. Conta uma linda história de amor e amizade entre uma princesa que não queria se casar e uma árvore mágica que nunca ouvia ninguém. O que mais Rakshasa com sua magia e astúcia, tem a nos revelar?
Dia 07 de Novembro – Segunda-Feira - Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes
Horários: 9h, 15h e 19h30min
Espetáculo: Sonhatório
Grupo: Cia Trucks – São Paulo – SP
Autor: Henrique Sitchin
Direção: Henrique Sitchin
Faixa etária: A partir de 4 anos
Duração do espetáculo: 50 min
Sinopse: É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça. Sentam-se à mesa três supostos loucos, para a refeição. Porém, não há ali nada para comer ou beber. Sedentos e famintos, os amigos partem para uma deliciosa viagem imaginária, em busca de comida, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Incríveis personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, sacolas plásticas, talheres e pratos os acompanharão por saborosas aventuras. Nossos amigos oferecem ao público um dos melhores remédios para tudo: a possibilidade da construção de uma vida mais saudável, feita da sincera amizade, e de muito bom humor. Eles transformam o que seria um sanatório em um... SONHATÓRIO!
Dia 08 de Novembro – Terça-Feira – Ginásio/Auditório da APAE
Horários: 9h / 15h
Dia 09 de Novembro – Quarta-Feira – Sociedade Serrinha
Horários: 15h
Espetáculo: Meu Pai é um homem pássaro - Cia Experimentus - Itajai – SC
Grupo: Cia Experimentus - Itajái – SC
Autor: David Almond
Direção: Daniel Olivetto
Faixa etária: 6 anos
Duração do espetáculo: 60 min
Sinopse: Jack é um homem que, após a perda de sua esposa, vive sob os atenciosos cuidados de sua filha Lizzie. Apaixonado pelos pássaros e tomado pelo desejo de voar, Jack se vê diante da chance de lançar-se no ar quando é anunciado que a cidade receberá ‘A Grande Competição do Pássaro Humano’. O sonho do “avoado” pai passa a ser também um desejo de sua filha e, assim, novos laços começam a ser estabelecidos entre os dois, um homem pássaro e uma menina pássaro.
Dia 08 de Novembro – Terça-Feira - Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes
Horários: 9h, 15h e 19h30min
Espetáculo: Iara – O encanto das águas
Grupo: Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas- Brasília – DF
Autor: Thiago Bresani
Direção: Alexandre Fávero
Faixa etária: A partir de 6 anos
Duração do espetáculo: 40 min
Sinopse: Um Índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino. Inspirado na lenda da Iara e utilizando a linguagem do teatro de sombras contemporâneo, o espetáculo busca sensibilizar o público infanto-juvenil sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.
Dia 08 de Novembro – Terça-Feira – Casa Lar São Simeão
Horários: 15h
Espetáculo: Uma história em par
Grupo: Grupo Sinos
Autor: Hugo Carvalho e Chell Sant’Ana
Direção: Hugo Carvalho
Faixa etária: 5 a 7 anos
Duração do espetáculo: 40’
Sinopse: Francisca Ceroulas e Eunice Laquê são duas senhoras de idade, contadoras de história, antigas amigas e rivais. As duas são convidadas para contar a mesma história, no mesmo local e horário, por algum erro da produção do evento, que deveria ter chamado apenas uma delas. Uma não contava com a presença da outra e apesar da amizade, as duas são concorrentes e estavam preparadas para contar a história individualmente. Dentro dessa grande confusão, as duas parecem não ter outra escolha há não ser dividir a atenção das crianças por um bem maior. Assim, essas velhinhas divertidas e engraçadas precisarão compreender suas diferenças, e contar juntas: A história do Sol e da chuva. Juntando elementos poéticos e musicais, as duas amigas aos poucos começam a resgatar os valores de uma verdadeira amizade e a importância do perdão.
Dia 09 de Novembro – Quarta-Feira - Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes
Horários: 9h, 15h e 19h30min
Espetáculo: Sakurá
Grupo: Cia Crias da Casa - Rio de Janeiro - RJ
Autor: Gabriel Naegele
Direção: Gabriel Naegele
Faixa etária: A partir de 6 anos
Duração do espetáculo: 55 min
Sinopse: Já é março em um pequeno vilarejo no Japão e as últimas folhas das cerejeiras já são levadas pelo vento. Todos se preparam para os festejos do Hanami, que nada mais é do que contemplar o florescer das cerejeiras, o desabrochar do Sakurá. In é um jovem que anseia se tornar um grande Samurai, mas para isso terá que cumprir sua grande missão e enfrentar seu maior inimigo. Yo é uma jovem que desde muito pequena foi prometida às tradições e, portanto, deve se tornar uma Gueixa. No entanto, ela não deseja seguir a tradição imposta. Para encontrar seus destinos eles terão que aprisionar o mal dentro deles e somente assim enfrentar a grande maldição que diz: “aquele que alcançar o Monte Fuji sem possuir um coração puro, estando cheio de sentimentos obscuros, ficará preso para sempre”.Dois destinos cheios de aventuras, batalhas e desafios que se cumprirão quando cair a última flor de cerejeira, o ultimo Sakurá.
Dia 09 de Novembro – Quarta-Feira – Caic Arão Rebello / E. B. M. Conselheiro Mafra
Horários: 14h
Espetáculo: "ISSO NÃO É BRINCADEIRA"
Grupo: Detalhe Teatro
Autor: Roberto Morauer e Jean Massanero
Direção: Roberto Morauer
Faixa etária: 6 a 11 anos
Duração do espetáculo: 40’
Sinopse: “Isso não é brincadeira”, retrata histórias vivenciadas por crianças que brincam no pátio, uma garotinha sozinha esperando ônibus, um menino que adora contar histórias e uma menina que está sob os cuidados de seu tio. O espetáculo busca mostrar as crianças a necessidade de falar com alguém de confiança quando lhes acontece algo que não entendem muito bem.
Dia 10 de Novembro – Quinta-Feira - Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes
Horários: 9h, 15h e 19h30min
Espetáculo: A ver estrelas
Grupo: Companhia Azul Celeste
Autor: João Falcão
Direção: Jorge Vermelho
Faixa etária: A partir de 6 anos
Duração do espetáculo: 55 min
Sinopse: “A ver estrelas” relata a história de Jonas, um rapaz quieto e pacato que vive na tranquila Vila da Solidão. Num determinado momento que está só em seu quarto, ele se perde em seus pensamentos observando as estrelas.
Num misto de sonho e realidade, Jonas se vê cercado pelos seres encantados que moram em sua imaginação.
Sem perceber, vai parar num lugar onde tudo pode acontecer, o País do Navegar.
Essa trajetória mostra a Jonas a oportunidade de sair de sua monotonia – o Reino a Ver Estrelas – e se permitir descobrir como aproveitar melhor os seus dias, experimentando os conflitos que são estranhos ao seu universo.
Dia 10 de Novembro – Quarta-Feira - E.B.M. Vidal Ramos
Horários: 8h15
Espetáculo: O Amigo da Onça
Grupo: Teatro de Bonecos Pois é... Então tá!
Autor: Pedro Dias
Direção: Pedro Boneco
Faixa etária: Livre
Duração do espetáculo: 40 min
Sinopse: Espetáculo que já viajou pela América Latina e Europa, conta de maneira lírica e poética sem o uso da palavra uma história
sobre a importância da preservação do meio ambiente, é apresentado para o público em geral e tem duração de 40 minutos.
Dia 11 de Novembro – Sexta-Feira - Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes
Horários: 9h, 15h e 19h30min
Espetáculo: Maia – a lenda da menina água
Grupo: Trupe do Experimento - Rio de Janeiro – RJ
Autor: Marco dos Anjos
Direção: Marco dos Anjos
Faixa etária: A partir de 6 anos
Duração do espetáculo: 50 min
Sinopse: Com dramaturgia autoral, o espetáculo apresenta Maia, uma menina de uma família ribeirinha, que tem por sustento a pesca. O rio que beira sua casa não tem mais peixes por conta da poluição. Seu pai tem que se afastar cada vez mais para garantir o alimento da família. Em uma noite de lua cheia, o rio seca de forma abrupta. Maia, achando ver a imagem do pai no meio do rio seco, corre em sua direção e, quando se dá conta, está longe de casa e no meio de uma aventura, junto a personagens do Folclore Nacional, para trazer as águas do rio de volta. A concepção cenográfica apresenta a casa da família Ribeirinha, às margens do Rio, e seguirá a protagonista em sua aventura pelo Rio seco. Pela primeira vez, a Trupe faz uso de máscaras e manipulação de objetos em cena. As músicas, criadas exclusivamente para o espetáculo e executadas ao vivo pelo elenco, têm por fonte de pesquisa os ritmos do folclore Paraense.
Dia 11 de Novembro – Sexta-Feira – Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida
Horários: 15h
Espetáculo: "Gira Junto, um espetáculo pra brincar!"
Grupo: Grupo de Teatro Da Casa
Autor: Natália Curioletti
Direção: Natália Curioletti
Faixa etária: A partir de 2 anos
Duração do espetáculo: min
Sinopse: É um convite a contar, rodar e cantar essas cantigas que fazem parte da identidade do nosso povo, num resgate folclórico com o gosto (quase perdido) das brincadeiras populares. É um espetáculo para crianças, mas os adultos também podem brincar!
Dia 12 de Novembro – Sábado - Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes
Horários: 10h, 15h30 e 19h30min
Espetáculo: Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema
Grupo: Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado - Criciúma – SC
Autor: Adriano Medeiros e Luan Marques Joaquim
Direção: Reveraldo Joaquim e Yonara Marques
Faixa etária: A partir de 5 anos
Duração do espetáculo: 45 min
Sinopse: Chovia. Dóroty provavelmente voltava para sua casa após um longo dia de trabalho. Ela já devia ter ouvido falar dos ataques que estavam acontecendo na cidade, mas não se preocupava, pois aquela realidade lhe parecia muito distante. Era só dobrar a esquina do delgado e ela estaria a poucos metros de casa. Talvez ela tenha tido uma sensação estranha. Talvez não. Talvez ela tenha começado a ouvir o eco de seus próprios passos. Ela deve ter olhado para trás mas não distinguiu nada em meio ao breu do anoitecer. Por instinto seus pés devem ter começado a tornar o ritmo da caminhada mais frenético, fugindo de algo até então desconhecido. Talvez, por uma curiosidade incontrolável, seu pescoço tenha girado bem a tempo de ver aquilo que se escondia nas sombras. O seu corpo deve ter gelado. Ela possivelmente tentou correr, mas suas pernas fracas de medo tropeçaram em si mesmas levando-a ao chão, de onde nunca mais se levantou. É provável que no instante em que caiu ela tenha tido tempo apenas de olhar para cima e vislumbrar a silhueta daquele demônio que lhe tiraria a dádiva da existência.” Assim começa a saga dos detetives Arroz e Feijão em busca do Assassino da Língua Ácida, em busca de justiça e do equilíbrio no universo dentro de mim.