Sexta, 24 Junho 2022 11:36

Em julho, Fitub volta a reverberar o teatro em Blumenau

33ª Edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau retorna presencialmente entre os dias 7 e 10 do próximo mês 33ª Edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau retorna presencialmente entre os dias 7 e 10 do próximo mês

Os auditórios, espaços alternativos, praças, escolas e ruas de Blumenau voltam a ganhar a vivacidade cultural tão esperada todos os anos para o mês de julho. O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau ganha a 33ª edição entre os dias 7 e 10 de julho de 2022, com mais de 25 apresentações entre espetáculos convidados, selecionados e da ação Teatro e Escola.

Realizado pela Universidade de Blumenau - Furb, com patrocínio da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e apoios do Teatro Carlos Gomes, Sesc e Secretaria de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau, o 33ª Fitub terá apresentações de grupos nacionais de Minas Gerais, Piauí, Santa Catarina e São Paulo e grupos internacionais da Argentina e México.

"O setor cultural foi um dos mais atingidos nos últimos dois anos da pandemia da Covid-19, principalmente pela natureza de nossa relação direta e presencial com o público, sempre tão próximo. Por este motivo, o Fitub estar de volta é muito importante, oportunizando o retorno das obras presenciais e também respeitando e acolhendo produções estudadas e desenvolvidas para o formato remoto" destaca o coordenador do festival Fábio Hostert, reforçando também que mesmo com redução de dias na agenda, o festival irá oportunizar, como sempre, muito aprendizado, discussão e vivência teatral. 

Nos palcos e na telas 

Espetáculos que sobem aos palcos físicos serão apresentados na praça e nos auditórios Heinz Geyer e Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes, na sede da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau e escolas da cidade. Já os espetáculos que foram selecionados no formato on-line terão as transmissões para o público na Sala Nobre do Teatro Carlos Gomes e simultaneamente pelo Youtube.

33ª Edição tem Bilheteria Gratuita

Diferente de outras edições, toda a programação oficial do Fitub em 2022 é gratuita, respeitando as disposições do patrocínio da emenda parlamentar da então deputada catarinense Ana Paula Lima, via convênio com a Fundação Catarinense de Cultura, recebido há dois anos.

Os ingressos gratuitos serão disponibilizados a partir de duas a uma hora antes de cada uma das apresentações na bilheteria do local do espetáculo. É importante que o público fique atento à programação no site e nas redes sociais. 

Abertura terá espetáculo convidado de Campinas

O abrir das cortinas do festival terá a obra Das Alturas de Mim Mesmo, uma ode à imaginação e ao poder criativo que habita em cada pessoa, com Mauro Braga e direção de Lu Lopes, da Cia Oruã, do interior de São Paulo. Sem saber quando deixou de olhar pelo buraco da fechadura e quando a porta foi aberta, o público acompanha o trajeto mítico de uma vida. Por meio de músicas autorais tocadas num violoncelo, de danças em cima de uma bola de equilíbrio e momentos de intimidade com a plateia, o artista Mauro Braga apresenta, delirantemente, sua autobiografia. O espetáculo de abertura será no dia 7 de julho, às 20h, no Grande Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes.

35 anos de história em 33 edições

Desde o início em 1987, passando para a internacionalização em 2008, e mesmo que esbarrando na falta de estímulos e patrocínios em 2009 e 2019, ou golpeado pela pandemia em 2020, e ficando em casa em 2021, o Fitub tem reconhecimento como um dos mais importantes eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário do teatro universitário brasileiro e sul-americano, seja pela sua natureza arrojada, seja pela sua permanência e regularidade, sempre estimulando a produção e a pesquisa em artes cênicas dentro das universidades brasileiras e da Ibero-Americanas por intermédio de oficinas, palestras, mesas de debate, apresentação e análise de espetáculos, promovendo o intercâmbio entre professores, técnicos, artistas e comunidade, projetando a Furb e a cidade de Blumenau no cenário artístico-cultural das Américas e outros continentes.

A programação completa do 33º Fitub estará disponível no site furb.br/fitub e a interatividade com o público fluirá pelas redes sociais Instagram//tiktok.com/@fitub" target="_blank">TikTok e Facebook. Informações adicionais podem ser obtidas com a Divisão de Cultura da Furb, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

________________________________________________

Texto: Iuri Kindler - Assessoria de Imprensa para o 33º Fitub

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.