Bem-vindo ao site do Teatro Carlos Gomes de Blumenau - SC

  Programação  Notícias   Fotos  Institucional  Centro de Convenções  Escolas  Associe-se  Sócio-Empresa  Contato  Home
 
Escola de Teatro •  • Apresentação



CLIQUE AQUI para visitar o site da Cia. Carona.

O Curso de Teatro, ministrado nos períodos matutino, vespertino e noturno, inclusive aos sábados, visa introduzir o aluno/ator à percepção corpórea e espacial individual e também em relação ao grupo, desinibição, espontaneidade, receptividade, expressividade e ao conceito de ação dramática. Ao final de cada semestre letivo a Carona Escola de Teatro organiza uma mostra dos espetáculos desenvolvidos pelos alunos durante as aulas.

Destinado a crianças, adolescentes e adultos, com ou sem experiência, o curso tem duração de 60 horas, distribuídas em 20 aulas de 03 horas cada e é reconhecido pelo SATED – Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão. Com esse reconhecimento e somando 300 horas/aula, ou seja, cinco semestres, o aluno estará apto a fazer a prova do Sindicato e, assim, profissionalizar-se.

O corpo docente conta com professores qualificados, com curso superior na área teatral e ampla experiência em festivais, oficinas, intercâmbios e trabalhos nos âmbitos nacional e internacional. Seus professores atuam constantemente no mercado profissional através da Cia Carona de Teatro, cuja pesquisa continuada dá-se através do treinamento cotidiano do ator, um processo que visa ampliar as possibilidades técnicas e criativas, quebrando resistências psicofísicas e encontrando o sentido em das ações. Explora, simultaneamente, outras vertentes do fazer teatral, como o treinamento vocal, dramaturgia do ator, estética, plasticidade e musicalidade de maneira grupal e colaborativa.

SOBRE A CIA. CARONA

A Cia. Carona foi fundada em 1995 e desde então vem propondo-se a levar ao público espetáculos que sintetizem o seu processo de trabalho. Esse processo é fundamentado na investigação acerca do trabalho do ator e suas relações dialéticas em grupo. Acreditamos que essas relações criem condições para um trabalho mais consistente e que resulte numa produção artística mais apurada.
Desde o ano 2000, a Cia Carona vem sistematizando seu trabalho, entrando, através do treinamento cotidiano, num processo que visa ampliar as possibilidades criativas do ator, quebrando suas resistências psicofísicas e encontrando o sentido de suas ações: “trabalhar sobre si mesmo” usando o termo de Constantin Stanislavski.

HISTÓRICO DA CIA. CARONA

• 2006 – Março – estréia “A Parte Doente” no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.

• 2005 – Abril - Apresentação de Os Camaradas no SESC Pompéia – São Paulo.
Maio – Apresentação de Os Camaradas na Temporada Blumenauense de Teatro.
Julho - Curadoria e Organização da II MOSTRA BLUMENAUENSE DE TEATRO e PROJETO DRAMATURGIA – Eventos promovidos pelo 19º Festival Universitário de Teatro de Blumenau/FURB - Blumenau – SC.
Dezembro – Re-estréia “Então, é Natal...”, com Paula Braum, Fábio Hostert, Roberto Morauer e Pépe Sedrez.

• 2004 – Abril - Apresentações da peça Os Camaradas no FÓRUM CULTURAL MUNDIAL - São Paulo – SP
Julho - Curadoria e Organização da I MOSTRA BLUMENAUENSE DE TEATRO – Evento promovido pelo 18º Festival Universitário de Teatro de Blumenau/FURB - Blumenau - SC.
Agosto - 100ª apresentação de Os Camaradas e lançamento da CARONA ESCOLA DE TEATRO - Blumenau – SC
Outubro - Apresentação de Os Camaradas no Festival PIRA EM CENA – Piracicaba – SP.

• 2003 – Março - Cia. Carona ministra uma oficina sobre o trabalho do ator em Indaial.
Abril – Apresentação de Os Camaradas no FILO - Festival Internacional de Londrina.
Agosto - Apresentação de Os Camaradas e oficina “Trabalho de Ator” no projeto “Palco Giratório” (SESC), nas cidades: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Recife, Arco Verde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina (PE), João Pessoa, Campina Grande (PB), São Luís (MA), Brasília (DF) e Cuiabá (MT).
Novembro - Temporada do espetáculo Os Camaradas na reabertura do Teatro Glauce Rocha, Rio de Janeiro, através de edital da FUNARTE.

• 2002 – Março - “Os Camaradas” apresenta-se em Gaspar na comemoração de aniversário do município.
- “Os Camaradas” apresenta-se no XI Festival de Teatro de Curitiba, na mostra Fringe.
Maio - Temporada de 7 dias de “Os Camaradas” em Indaial/SC, com promoção do depto. de Cultura da Prefeitura Municipal de Indaial.
Julho - "Os Camaradas" apresenta-se no 16º Festival Universitário de Blumenau.
- "Os Camaradas" apresenta-se na mostra oficial do 2º Festival Internacional de São José do Rio Preto.
Agosto - "Os Camaradas" faz uma turnê em 10 cidades catarinenses através do projeto EMCENACATARINA Circuito Catarinense SESC de Teatro e Dança.
Setembro - A convite "Os Camaradas" apresenta-se no IX Porto Alegre Em Cena e no III Caxias Em Cena no Rio Grande do Sul.
Outubro - Turnê nacional de “Os Camaradas” realizada através do projeto EnCena Brasil do Ministério da Cultura, apresentado-se em Porto Alegre, São Paulo e Campinas.
Novembro - “Os Camaradas” apresenta-se na 4a Mostra SESC Cariri de Teatro em Crato, no Ceará.
- “Os Camaradas” apresenta-se no Riocenacontemporânea, mostra de teatro internacional realizado no Rio de Janeiro.

• 2001 - Maio – Apresenta o espetáculo “O Homem Ajuda O Homem” na 1ª Mostra Internacional de Teatro de Grupo e 5ª Mostra Itajaiense de Teatro.
– Realiza o evento “Teatro Internacional de Grupo” com a apresentação dos espetáculos “El Predilécto del Lepidópteros“, do grupo Via Rosse (Itália) e “Otra Baja”, da Periplo, Compañia Teatral (Argentina), em Blumenau.
Junho – Curta temporada de 5 dias dos espetáculos “O Homem Ajuda O Homem” e “Os Camaradas Médicos” no Teatro de Arena, em Porto Alegre.
– Realiza a apresentação do espetáculo "Noite Adentro", da Cia. Experimentus Teatrais de Itajaí, na Fundação Cultural de Blumenau.
Julho - O espetáculo “O Homem Ajuda O Homem” se apresenta no 15° Festival Universitário de Teatro de Blumenau.
- Apresenta o espetáculo “O Homem Ajuda O Homem” no 1° Festival Internacional de Teatro
de S. José do Rio Preto (SP).
Novembro – Estréia o espetáculo “Os Camaradas” de Alfredo Megna, inspirado em “Os Camaradas Médicos” de Giba de Oliveira, direção de Pépe Sedrez.

Os Camaradas
Com a aprovação no Encena Brasil, edital para apoio a montagens desenvolvido pela Funarte e Ministério da Cultura, a Cia. Carona pôde trabalhar durante oito meses no processo de “Os Camaradas”, o que possibilitou experimentar muito, investigar e enfim, sintetizar, resultando num espetáculo de 50 minutos que estreou em novembro e realizou uma curta temporada de oito apresentações em dezembro de 2001.

Dezembro – Temporada de 8 dias do espetáculo “Os Camaradas” na Fundação Cultural de Blumenau.
- Realiza o workshop de dramaturgia com Alfredo Megna.
- Re-estréia "Então, é Natal...", texto de Arno Alcântara Jr. e Pépe Sedrez, que também assina a direção, que se apresenta em 8 comunidades da cidade de Indaial e mais 2 apresentações em Blumenau.

• 2000 - Janeiro – A Cia. Carona participa do seminário "El Trabajo del Actor. Sentido y Fundamentos", ministrada por Diego Cazabat e Periplo Compãnia Teatral, em Buenos Aires, Argentina.
Março – Estréia "Os Camaradas Médicos", texto de Giba de Oliveira e direção Pépe Sedrez, no lançamento do livro "Jogos de Teatro - 12 Anos de Teatro em
Blumenau" (NUTE). Apresenta-se também no lançamento do 14° FUTB, na IV Mostra de Teatro de Itajaí, no 14° Festival Universitário de Teatro de Blumenau e espaço Cultural do Angeloni.


Os Camaradas Médicos
Para o lançamento do livro "Jogos de Teatro 12 anos de Teatro em Blumenau", os organizadores (Nute e Editora Cultura em Movimento) convidaram o grupos locais para encenar alguns dos textos que compõem esta publicação. A Cia Carona encenou o texto "Os Camaradas Médicos" de Giba de Oliveira.

Agosto – Estréia "O Homem Ajuda O Homem", direção de Pépe Sedrez, num projeto junto a Prefeitura Municipal de Blumenau, atingindo doze comunidades do município.

O Homem Ajuda O Homem
Levado à comunidades distantes sem muito acesso a arte e cultura. O projeto "Brecht Para Todos" marcou orte presença por proporcionar às pessoas um espetáculo de teatro com qualidade técnica e artística, que não subestimou a capacidade de compreensão do público, nem se tornou panfletário e didático, mas que levou profundos questionamentos sobre a dominação do homem pelo homem e suas relações.

Dezembro – Re-estréia "Então, é Natal...", texto de Arno Alcântara Jr. e Pépe Sedrez, que também assina a direção.

• 1999 - Maio – Estréia "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, levado ao público adolescente das escolas de ensino regular. Dirigido por Pépe Sedrez.

Romeu e Julieta
Em 1999 a Cia. Carona de Teatro leva o espetáculo "Romeu e Julieta" à trinta escolas da rede municipal de ensino de Blumenau. Em salões, igrejas, ou pátios de escolas tornou-se acessível à alunos de 5ª a 8ª série da escola regular e dos núcleos de alfabetização de adultos de localidades distantes, um clássico de William Shakespeare. Apresenta-se em trinta escolas de Blumenau, num convênio com a Secretaria Municipal de Educação. Também em outras cidades da região.

Agosto – "Lendo e Aprendendo" participa do 3° Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau.

Dezembro – Estréia "Então, é Natal...", texto de Arno Alcântara Jr. e Pépe Sedrez, que também assina a direção.

Então, é Natal...
Este espetáculo composto por quadros concebidos a partir de situações cotidianas que em meio a comédia e drama sugere reflexões sobre os festejos natalinos nos dias de hoje. Devido ao êxito obtido na sua primeira temporada, o espetáculo foi remontado em 2000, numa parceria com o Shopping Center Neumarkt Blumenau, e em 2001 com uma temporada em Indaial.

• 1998 - Julho – "Lendo e Aprendendo" apresenta-se como convidado na abertura do III Congresso Nacional de Reorientação Curricular, em Blumenau. Além de continuar apresentando-se em escolas.
Dezembro – "Lendo e Aprendendo" é convidada para o XI Festival Catarinense de Teatro, em São Bento do Sul.

• 1997 - O espetáculo "Lendo e Aprendendo" percorre mais de trinta municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atingindo mais de 40.000 crianças.

• 1996 - Março – Estréia "Lendo e Aprendendo", espetáculo para crianças, escrito e dirigido por Pépe Sedrez. Percorrendo cidades de Santa Catarina, atingindo um número de mais de 25.000 crianças.

Lendo e Aprendendo
Aborda o incentivo a leitura. Estreou em março de 1996 e permaneceu em temporada até 1999. Nesse período apresentou-se em trinta cidades catarinenses, além de quatro cidades do Rio Grande do Sul. Em sua trajetória fez mais de quatrocentas apresentações, atingindo aproximadamente 75.000 espectadores. Dentre suas participações em festivais, destacam-se o Festival Nacional de Teatro Infantil e o Festival Catarinense de Teatro.

Novembro – "Lendo e Aprendendo" é selecionado para o IX Festival Catarinense de Teatro, em Itajaí, onde além de indicações para melhor atriz (Léo Almeida), sonoplastia e conjunto de atores, recebe prêmios de Melhor Texto, Figurino e Maquiagem.

• 1995 - Agosto – Fundação da Cia Carona de Teatro, por Pépe Sedrez, Roberto Morauer e Léo Almeida.

Escola de Teatro
Teatro Carlos Gomes
Orquestra de Câmara
Pró-Dança
Escola de Música

Programação

52 anos da Banda Municipal de Blumenau
31 de julho (quinta-feira), 20h, Auditório Heinz Geyer

Palestra de Fotografia
31 de julho, 8h, Sala Nobre

Teodora
2 de agosto (sábado), 20h, Auditório Heinz Geyer

+ Programação completa