Bem-vindo ao site do Teatro Carlos Gomes de Blumenau - SC

  Programação  Notícias   Fotos  Institucional  Centro de Convenções  Escolas  Associe-se  Sócio-Empresa  Contato     Portal Online
 
Escola de Teatro •  • Apresentação



CLIQUE AQUI para visitar o site da Cia. Carona.

O Curso de Teatro, ministrado nos períodos matutino, vespertino e noturno, inclusive aos sábados, visa introduzir o aluno/ator à percepção corpórea e espacial individual e também em relação ao grupo, desinibição, espontaneidade, receptividade, expressividade e ao conceito de ação dramática. Ao final de cada semestre letivo a Carona Escola de Teatro organiza uma mostra dos espetáculos desenvolvidos pelos alunos durante as aulas.

Destinado a crianças, adolescentes e adultos, com ou sem experiência, o curso tem duração de 60 horas, distribuídas em 20 aulas de 03 horas cada e é reconhecido pelo SATED – Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão. Com esse reconhecimento e somando 300 horas/aula, ou seja, cinco semestres, o aluno estará apto a fazer a prova do Sindicato e, assim, profissionalizar-se.

O corpo docente conta com professores qualificados, com curso superior na área teatral e ampla experiência em festivais, oficinas, intercâmbios e trabalhos nos âmbitos nacional e internacional. Seus professores atuam constantemente no mercado profissional através da Cia Carona de Teatro, cuja pesquisa continuada dá-se através do treinamento cotidiano do ator, um processo que visa ampliar as possibilidades técnicas e criativas, quebrando resistências psicofísicas e encontrando o sentido em das ações. Explora, simultaneamente, outras vertentes do fazer teatral, como o treinamento vocal, dramaturgia do ator, estética, plasticidade e musicalidade de maneira grupal e colaborativa.

SOBRE A CIA. CARONA

A Cia. Carona foi fundada em 1995 e desde então vem propondo-se a levar ao público espetáculos que sintetizem o seu processo de trabalho. Esse processo é fundamentado na investigação acerca do trabalho do ator e suas relações dialéticas em grupo. Acreditamos que essas relações criem condições para um trabalho mais consistente e que resulte numa produção artística mais apurada.
Desde o ano 2000, a Cia Carona vem sistematizando seu trabalho, entrando, através do treinamento cotidiano, num processo que visa ampliar as possibilidades criativas do ator, quebrando suas resistências psicofísicas e encontrando o sentido de suas ações: “trabalhar sobre si mesmo” usando o termo de Constantin Stanislavski.

HISTÓRICO DA CIA. CARONA

• 2006 – Março – estréia “A Parte Doente” no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.

• 2005 – Abril - Apresentação de Os Camaradas no SESC Pompéia – São Paulo.
Maio – Apresentação de Os Camaradas na Temporada Blumenauense de Teatro.
Julho - Curadoria e Organização da II MOSTRA BLUMENAUENSE DE TEATRO e PROJETO DRAMATURGIA – Eventos promovidos pelo 19º Festival Universitário de Teatro de Blumenau/FURB - Blumenau – SC.
Dezembro – Re-estréia “Então, é Natal...”, com Paula Braum, Fábio Hostert, Roberto Morauer e Pépe Sedrez.

• 2004 – Abril - Apresentações da peça Os Camaradas no FÓRUM CULTURAL MUNDIAL - São Paulo – SP
Julho - Curadoria e Organização da I MOSTRA BLUMENAUENSE DE TEATRO – Evento promovido pelo 18º Festival Universitário de Teatro de Blumenau/FURB - Blumenau - SC.
Agosto - 100ª apresentação de Os Camaradas e lançamento da CARONA ESCOLA DE TEATRO - Blumenau – SC
Outubro - Apresentação de Os Camaradas no Festival PIRA EM CENA – Piracicaba – SP.

• 2003 – Março - Cia. Carona ministra uma oficina sobre o trabalho do ator em Indaial.
Abril – Apresentação de Os Camaradas no FILO - Festival Internacional de Londrina.
Agosto - Apresentação de Os Camaradas e oficina “Trabalho de Ator” no projeto “Palco Giratório” (SESC), nas cidades: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Recife, Arco Verde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina (PE), João Pessoa, Campina Grande (PB), São Luís (MA), Brasília (DF) e Cuiabá (MT).
Novembro - Temporada do espetáculo Os Camaradas na reabertura do Teatro Glauce Rocha, Rio de Janeiro, através de edital da FUNARTE.

• 2002 – Março - “Os Camaradas” apresenta-se em Gaspar na comemoração de aniversário do município.
- “Os Camaradas” apresenta-se no XI Festival de Teatro de Curitiba, na mostra Fringe.
Maio - Temporada de 7 dias de “Os Camaradas” em Indaial/SC, com promoção do depto. de Cultura da Prefeitura Municipal de Indaial.
Julho - "Os Camaradas" apresenta-se no 16º Festival Universitário de Blumenau.
- "Os Camaradas" apresenta-se na mostra oficial do 2º Festival Internacional de São José do Rio Preto.
Agosto - "Os Camaradas" faz uma turnê em 10 cidades catarinenses através do projeto EMCENACATARINA Circuito Catarinense SESC de Teatro e Dança.
Setembro - A convite "Os Camaradas" apresenta-se no IX Porto Alegre Em Cena e no III Caxias Em Cena no Rio Grande do Sul.
Outubro - Turnê nacional de “Os Camaradas” realizada através do projeto EnCena Brasil do Ministério da Cultura, apresentado-se em Porto Alegre, São Paulo e Campinas.
Novembro - “Os Camaradas” apresenta-se na 4a Mostra SESC Cariri de Teatro em Crato, no Ceará.
- “Os Camaradas” apresenta-se no Riocenacontemporânea, mostra de teatro internacional realizado no Rio de Janeiro.

• 2001 - Maio – Apresenta o espetáculo “O Homem Ajuda O Homem” na 1ª Mostra Internacional de Teatro de Grupo e 5ª Mostra Itajaiense de Teatro.
– Realiza o evento “Teatro Internacional de Grupo” com a apresentação dos espetáculos “El Predilécto del Lepidópteros“, do grupo Via Rosse (Itália) e “Otra Baja”, da Periplo, Compañia Teatral (Argentina), em Blumenau.
Junho – Curta temporada de 5 dias dos espetáculos “O Homem Ajuda O Homem” e “Os Camaradas Médicos” no Teatro de Arena, em Porto Alegre.
– Realiza a apresentação do espetáculo "Noite Adentro", da Cia. Experimentus Teatrais de Itajaí, na Fundação Cultural de Blumenau.
Julho - O espetáculo “O Homem Ajuda O Homem” se apresenta no 15° Festival Universitário de Teatro de Blumenau.
- Apresenta o espetáculo “O Homem Ajuda O Homem” no 1° Festival Internacional de Teatro
de S. José do Rio Preto (SP).
Novembro – Estréia o espetáculo “Os Camaradas” de Alfredo Megna, inspirado em “Os Camaradas Médicos” de Giba de Oliveira, direção de Pépe Sedrez.

Os Camaradas
Com a aprovação no Encena Brasil, edital para apoio a montagens desenvolvido pela Funarte e Ministério da Cultura, a Cia. Carona pôde trabalhar durante oito meses no processo de “Os Camaradas”, o que possibilitou experimentar muito, investigar e enfim, sintetizar, resultando num espetáculo de 50 minutos que estreou em novembro e realizou uma curta temporada de oito apresentações em dezembro de 2001.

Dezembro – Temporada de 8 dias do espetáculo “Os Camaradas” na Fundação Cultural de Blumenau.
- Realiza o workshop de dramaturgia com Alfredo Megna.
- Re-estréia "Então, é Natal...", texto de Arno Alcântara Jr. e Pépe Sedrez, que também assina a direção, que se apresenta em 8 comunidades da cidade de Indaial e mais 2 apresentações em Blumenau.

• 2000 - Janeiro – A Cia. Carona participa do seminário "El Trabajo del Actor. Sentido y Fundamentos", ministrada por Diego Cazabat e Periplo Compãnia Teatral, em Buenos Aires, Argentina.
Março – Estréia "Os Camaradas Médicos", texto de Giba de Oliveira e direção Pépe Sedrez, no lançamento do livro "Jogos de Teatro - 12 Anos de Teatro em
Blumenau" (NUTE). Apresenta-se também no lançamento do 14° FUTB, na IV Mostra de Teatro de Itajaí, no 14° Festival Universitário de Teatro de Blumenau e espaço Cultural do Angeloni.


Os Camaradas Médicos
Para o lançamento do livro "Jogos de Teatro 12 anos de Teatro em Blumenau", os organizadores (Nute e Editora Cultura em Movimento) convidaram o grupos locais para encenar alguns dos textos que compõem esta publicação. A Cia Carona encenou o texto "Os Camaradas Médicos" de Giba de Oliveira.

Agosto – Estréia "O Homem Ajuda O Homem", direção de Pépe Sedrez, num projeto junto a Prefeitura Municipal de Blumenau, atingindo doze comunidades do município.

O Homem Ajuda O Homem
Levado à comunidades distantes sem muito acesso a arte e cultura. O projeto "Brecht Para Todos" marcou orte presença por proporcionar às pessoas um espetáculo de teatro com qualidade técnica e artística, que não subestimou a capacidade de compreensão do público, nem se tornou panfletário e didático, mas que levou profundos questionamentos sobre a dominação do homem pelo homem e suas relações.

Dezembro – Re-estréia "Então, é Natal...", texto de Arno Alcântara Jr. e Pépe Sedrez, que também assina a direção.

• 1999 - Maio – Estréia "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, levado ao público adolescente das escolas de ensino regular. Dirigido por Pépe Sedrez.

Romeu e Julieta
Em 1999 a Cia. Carona de Teatro leva o espetáculo "Romeu e Julieta" à trinta escolas da rede municipal de ensino de Blumenau. Em salões, igrejas, ou pátios de escolas tornou-se acessível à alunos de 5ª a 8ª série da escola regular e dos núcleos de alfabetização de adultos de localidades distantes, um clássico de William Shakespeare. Apresenta-se em trinta escolas de Blumenau, num convênio com a Secretaria Municipal de Educação. Também em outras cidades da região.

Agosto – "Lendo e Aprendendo" participa do 3° Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau.

Dezembro – Estréia "Então, é Natal...", texto de Arno Alcântara Jr. e Pépe Sedrez, que também assina a direção.

Então, é Natal...
Este espetáculo composto por quadros concebidos a partir de situações cotidianas que em meio a comédia e drama sugere reflexões sobre os festejos natalinos nos dias de hoje. Devido ao êxito obtido na sua primeira temporada, o espetáculo foi remontado em 2000, numa parceria com o Shopping Center Neumarkt Blumenau, e em 2001 com uma temporada em Indaial.

• 1998 - Julho – "Lendo e Aprendendo" apresenta-se como convidado na abertura do III Congresso Nacional de Reorientação Curricular, em Blumenau. Além de continuar apresentando-se em escolas.
Dezembro – "Lendo e Aprendendo" é convidada para o XI Festival Catarinense de Teatro, em São Bento do Sul.

• 1997 - O espetáculo "Lendo e Aprendendo" percorre mais de trinta municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atingindo mais de 40.000 crianças.

• 1996 - Março – Estréia "Lendo e Aprendendo", espetáculo para crianças, escrito e dirigido por Pépe Sedrez. Percorrendo cidades de Santa Catarina, atingindo um número de mais de 25.000 crianças.

Lendo e Aprendendo
Aborda o incentivo a leitura. Estreou em março de 1996 e permaneceu em temporada até 1999. Nesse período apresentou-se em trinta cidades catarinenses, além de quatro cidades do Rio Grande do Sul. Em sua trajetória fez mais de quatrocentas apresentações, atingindo aproximadamente 75.000 espectadores. Dentre suas participações em festivais, destacam-se o Festival Nacional de Teatro Infantil e o Festival Catarinense de Teatro.

Novembro – "Lendo e Aprendendo" é selecionado para o IX Festival Catarinense de Teatro, em Itajaí, onde além de indicações para melhor atriz (Léo Almeida), sonoplastia e conjunto de atores, recebe prêmios de Melhor Texto, Figurino e Maquiagem.

• 1995 - Agosto – Fundação da Cia Carona de Teatro, por Pépe Sedrez, Roberto Morauer e Léo Almeida.

Escola de Teatro
Teatro Carlos Gomes
Orquestra de Câmara
Pró-Dança
Escola de Música

Programação

Apresentação dos grupos da Escola de Música
21 de setembro, 19h, Auditório Heinz Geyer

Concerto Mestres do Barroco
22 de setembro, 20h, Auditório Heinz Geyer

Palestra com Gloria Kalil
24 de setembro, 20h, Auditório Heinz Geyer

+ Programação completa